Quintais e varandas são espaços que nos convidam a sentar, tomar um ar e relaxar. Por isso, a decoração dessas áreas externas deve ser planejada com uma estética agradável, peças confortáveis e resistentes, harmonizadas com o ambiente e o tamanho do espaço.
A decoração externa deve ser composta por móveis específicos que resistam à exposição do clima e suas variações.
Neste post, trazemos algumas dicas para te ajudar a escolher o mobiliário e os materiais ideais para decorar o ambiente externo e aproveitar todo o conforto que ele oferece.
Móveis para ambientes externos
Cadeiras, bancos e puffs são indispensáveis para a decoração de áreas externas. Seja em pequenas varandas ou em grandes quintais, são esses mobiliários que fazem o primeiro convite para que as pessoas passem um tempo (mesmo de que pouco) no lugar.
Para quintais grandes, jardins e beira de piscina, as espreguiçadeiras e poltronas trazem leveza ao passar a sensação de conforto e de lugar ideal para sentar e relaxar.
Mesas também são peças ideias para o ambiente externo, seja para uma refeição ao ar livre ou roda de conversa. Para pequenas sacadas, como de apartamentos, é possível colocar uma mesa lateral para apoiar livros, bebidas ou até mesmo vasos de plantas para decorar.
E por falar em plantas, os painéis para jardins verticais são perfeitos para áreas externas, pois trazem beleza, frescor, equilíbrio e leveza.
Materiais específicos
Os móveis para ambientes externos devem ser feitos de materiais específicos.
Os projetos de decoração de áreas externas já são elaborados com essa preocupação. Mas é bom reforçar e ficar atento à escolha de mobiliários feitos especialmente para ficar ao ar livre. Veja a lista com as matérias-primas mais comuns para confeccionas essas peças:
– Compensado Naval: madeira tratada com cola específica que impede a retenção de umidade;
– Acquabloc: como são conhecidos os tecidos impermeáveis;
– Bambu e alumínio: têm maior resistência à exposição externa;
– Couro/Corvin Náutico: é um couro sintético, impermeável e anti-mofo;
– Fibras: móveis de fibras são mais em conta. Mas é preciso comprá-los em um lugar de confiança, pois se a fibra não for de qualidade, a peça não resiste às variações do tempo;
– Palletes: tendência tanto para as áreas internas quanto externas. Para os ambientes externos, a peça deve receber aplicação de um stain protetor para aumentar sua durabilidade.
– Ferro galvanizado: mais resistente às mudanças do clima. O ideal é que as peças de ferro galvanizado recebam uma aplicação de tinta esmalte para aumentar a proteção.
Tem um projeto para área externa? Temos as peças ideais pra jardins, varandas e áreas comuns ao ar livre. Vem conversar com a gente!